CAURN comemora 21 anos de fundação com boas perspectivas de crescimento

O mês de junho é especial para a CAURN, já que é comemorado o aniversário da Caixa de Assistência. São 21 anos de atividades que se iniciaram oficialmente em 1998 com pouco mais de 600 associados. De lá para cá, a CAURN cresceu e consolidou sua credibilidade como o plano de saúde dos servidores das instituições federais de ensino superior. Durante sua história, a CAURN superou desafios para chegar a quase 10 mil vidas e para comemorar mais um aniversário é necessário relembrar como tudo começou. 

O ano era 1996 e a demanda dos servidores da UFRN era buscar uma solução para melhorar a assistência médica dos servidores e seus dependentes.  O então Reitor, professor Ivonildo Rêgo, colocou a Pró-Reitoria de Recursos Humanos da instituição para comandar este projeto e encontrar uma solução para esta demanda. Um grupo de trabalho foi formado e, a partir daí, foi formada uma comissão com três servidores: Gilberto Dias Xavier, Manoel Santa Rosa e Maria das Graças Araújo. Esse grupo foi designado para conhecer os modelos de Caixa Assistencial que estavam atuando no mercado. Entre as opções, o exemplo da CASU, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi o que mais chamou a atenção desta comissão que apontou em relatórios que este seria um modelo ideal para ser implantado na UFRN.

Com a definição da aplicação do modelo de autogestão foi dado início ao trabalho de implantação da CAURN. Na época também foi contratada uma empresa de consultoria atuarial, especializada na área de planos de saúde, para auxiliar a comissão na implantação. Com tudo organizado foi dado início aos trabalhos de divulgação junto aos Diretores de Centros e Colegiados, além da definição da data de lançamento, as coberturas do plano, o inicio de pagamento das contribuições e um cronograma de calendários de visitas ao Reitor, ao superintendente da Fundação Norte-Riograndense de Pesquisa e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (FUNPEC) e a diversas entidades ligadas à área de saúde.

Em 19 de setembro de 1997 foi realizada a Assembleia de fundação da CAURN. Na mesma sessão também houve a aprovação do Estatuto. Na ocasião foram escolhidos o presidente do Conselho Diretor, Dr. Sebastião Alves de Azevedo, e o diretor presidente, Edílson Cosme Tavares. Com isso, estava criada a CAURN. A primeira sede da CAURN foi uma redoma de vidro, adquirida da CIENTEC, mas logo depois passou a funcionar na Sala 10 do Centro de Convivência da UFRN.

A CAURN foi registrada junto a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e passou a funcionar oficialmente no dia 1º de junho de 1998. Em 2008 deu mais um passo para a consolidação quando assinou o convênio para atender os servidores do IFRN. De lá para cá, cresceu em número de vidas, de atividades oferecidas e chega aos 21 anos com boas perspectivas de ampliação, já que está investido na consolidação da Rede Própria, das atividades dos seus Programas de Promoção à Saúde e em tecnologia, tudo isso, para oferecer um serviço de excelência ao seu associado.

Comentar: